domingo, 2 de novembro de 2014

Megalon 53

Foi digitalizada mais uma edição do histórico fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco. Desta vez, agora em versão eletrônica para download, volta a estar disponível o número 53 originalmente publicado em junho de 1999.
A edição tem 42 páginas e traz ficções de Roberto de Sousa Causo, Ivan Carlos Regina e Carlos Orsi – aliás, um dos meus contos favoritos deste autor, que reproduz, como poucos, o clima das histórias do frutuoso período Weird. Também apresenta artigos de Lucio Manfredi, Gilberto Schoereder e Alfredo Kepler, além das seções fixas "Diário do fandom", "Publicações recebidas", "Terras alternativas" e "Arte fantástica brasileira". A capa tem uma ilustração de Edgard Franco.
O editor também disponibilizou um arquivo-bônus com diversos documentos da época da publicação do fanzine, entre os quais o Manual técnico do oficcinão, apostila distribuída aos participantes da primeira oficina de escrita criativa promovida em 1999 pelo Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC, baseada num texto de Bruce Sterling traduzido por Roberto de Sousa Causo. E ainda, como brinde adicional, reprodução da imagem da capa da revista X-9 nº 643, de julho de 1968, aqui.

Juvenatrix 165

Está circulando o número 165 do fanzine de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. A edição tem 16 páginas e traz divulgação de fanzines e vídeos independentes, longo e detalhado artigo sobre a banda de rock extremo Sodom, contos ultracurtos de Emanuel R. Marques (Portugal) e Rita Maria Felix da Silva, e resenhas dos filmes As amantes do Dr. Jekyll (1964), Batalha no espaço estelar (1977), Eles vieram do espaço exterior (1967), O fantástico homem transparente (1960), O invasor galáctico (1985), O planeta fantasma (1961), Retrato de um pesadelo (1969), The wizard of gore (1970) e Um mundo desconhecido (1951). A capa traz uma ilustração de Angelo Junior.
O fanzine, em formato pdf, é enviado gratuitamente para quem o solicitar ao editor no email renatorosatti@yahoo.com.br.