domingo, 25 de janeiro de 2015

Jonny Quest

Jonny Quest é o fanzine de Fábio Anselmo de Macedo, que estreia nos quadrinhos com uma homenagem a um conhecido personagem dos desenhos animados.
O fanzine foi publicado em formato real dentro do projeto Fanzines de São Bernardo do Campo durante oficina realizada na Biblioteca Pública Malba Tahan. Sua versão digital pode ser visualizada e baixada gratuitamente aqui.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Megalon 56

Está disponível para download gratuito o número 56 do fanzine de ficção científica e horror Megalon, publicado originalmente em março de 2000 por Marcello Simão Branco.
A edição tem 34 páginas e traz contos de Fabio Fernandes, Martha Argel e Jean-Claud Dunyach (França). O destaque desta edição é o artigo "Ficção científica na Argentina: Panorama contemporâneo", assinado por Horácio Moreno (Argentina), com um levantamento amplo sobre o estado do gênero no fandom hermano no final do século passado.  Completam a edição as seçõs fixas "Diario do fandom", "Publicações recebidas", "Terras alternativas", "Arte fantástica brasileira", "Barreiros desintegra!" e "Correio cósmico". A capa traz uma bela ilustração de Adrian Bourne (EUA).
O editor também disponibilizou, para o deleite dos fãs, uma reprodução da capa do raro Magazine de Ficção Científica nº4, de julho de 1970. Inspiradora.

As aventuras de Velta 3

Está circulando o terceiro número da revista em quadrinhos As aventuras de Velta, com o encontro de Lagarto Negro, personagem criado por Gabriel Rocha, e a gigante loura Velta, de Emir Ribeiro.
A revista tem formato de bolso (A5) e, em suas 20 páginas em preto e branco, traz uma única hq escrita por Marcos Franco, para os bons desenhos de Gilberto Borba, com um cuidadoso trabalho de retículas. A capa, em papel cartão, traz ilustrações coloridas de Emir Ribeiro, que também se encarregou da produção editorial.
Mais informações sobre como adquirir a revista, aqui.

sábado, 3 de janeiro de 2015

QI 130

O editor independente Edgard Guimarães está remetendo aos seus assinantes a última edição de 2014 do obrigatório fanzine Quadrinhos Independentes-QI, que chega a sua edição 130 em alto estilo.
A edição tem 28 páginas e homenageia Valdir Dâmaso (1934-2014) – um dos mais ativos e queridos fanzineiros do Brasil, editor do conhecido Jornal da Gibizada, falecido há poucas semanas – com um artigo e a capa, que traz uma ilustração de Umberto Losso. Traz também artigos sobre Akim - o Tarzan italiano -, sobre o Flama, criado pelo saudoso Deodato Borges, e sobre séries de quadrinhos que voltam anos depois de supostamente terminadas. Também há um artigo sobre as dificuldades dos colecionadores de O Pasquim, e mais um trecho de uma longa entrevista sobre fanzines que o editor cedeu a um saite em 2013. A edição também traz hqs de Dennis Oliveira, Chagas Lima, Claudio Lopes Faria, Paulo Anjos, Rafael e do próprio Guimarães, e as colunas fixas "Mantendo contato", assinada por Waz, "Fórum", com as cartas dos leitores, e o catálogo "Edições Independentes" com as publicações do bimestre.
Mas não é só. Junto com o exemplar do QI, o editor encaminhou aos assinantes, de brinde, o segundo volume da coleção Pequena Biblioteca Sobre Histórias em Quadrinhos, com o ensaio O outro Maurício, assinado pelo cartunista e pesquisador Luigi Rocco, com um levantamento dos primeiros trabalhos de Maurício de Sousa, quando o autor experimentou diversos gêneros e personagens que não levou adiante. Um valioso trabalho de resgate histórico para toda uma geração que não conhece nada mais da obra desse famoso quadrinhista brasileiro, além da Turma da Mônica. Além disso, traz também reproduções de tiras de outros artistas que fizeram parte do catálogo da malfadada distribuidora de tiras que Sousa tentou implementar nos anos 1960. A capa, em cores, traz uma ilustração de Joel Link, reproduzida de uma edição da Folhinha de S. Paulo.
Por esse e outras é que vale muito a pena assinar o QI. E está na hora certa para isso, pois o editor anunciou a campanha de renovações de assinaturas para as edições 131 a 136, por apenas R$25,00. Mais informações com o editor no email edgard@ita.br.