terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Black Magic 1

Black Magic: Mito e magia é o título de uma nova revista eletrônica que está circulando na internet desde o final de 2014.
Inteiramente dedicada aos contos nacionais de ficção fantástica, especialmente no gênero fantasia, como o título sugere, é editada por Charles Dias e coirmã da já conhecida Black Rocket, dedicada à ficção científica.
A edição tem 122 páginas e segue o formato de ebook, com poucas ilustrações. Traz contos de Allana Dilene, Ana Lúcia Merege, Carlos Relva, Karen Alvares, Marcia Harumi Saito, Melissa de Sá, Pedro Luna,Rodrigo van Kampen (editor da similar revista Trasgo) e Ubiratan Peleteiro, além do próprio Charles Dias. A capa é do ilustrador Nick Grey.
A revista é publicada no formato pdf, pode ser baixada gratuitamente aqui.

Velta 14

Está disponível a edição 14 de Velta, A super-detetive, série que está apresentando, em ordem cronológica, mais de 40 anos de histórias da gigante loura criada por Emir Ribeiro em 1970.
A edição tem 36 páginas e traz a história "A volta de Kátia", em que o alter-ego de Velta flagra seu namorado em uma relação muito comprometedora. Completam a edição mais uma galeria de pinups de admiradores da personagem, entre eles Gerson Witte, Wellington Fiúza, Evandro Molina.
A edição pode ser baixada gratuitamente aqui, numa edição do saite Rock & Quadrinhos.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Megalon 57

Está disponível para download gratuito o número 57 do fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco e publicado originalmente em junho de 2000.
A edição tem 36 páginas e traz ficções de Ivan Carlos Regina e Gerson Lodi-Ribeiro, artigos de Alfredo Keppler, Hindemberg Alves da Frota e John Clute (EUA), além das seções fixas "Diário do fandom", "Publicações recebidas", "Terras alternativas", "Arte fantástica brasileira", "Barreiros desintegra!" e "Correio cósmico". A capa tem uma pintura de Flavio Corrêa.
O editor disponibiliza também um arquivo bônus com documentos da época da publicação do fanzine, como o recorte de artigo assinado por Ataíde Tartari, o convite de lançamento da antologia Phantastica brasiliana e um informativo do grupo português Simetria com a programação para o mês de maio de 2000.
E ainda, como fruto de uma viagem internacional recente, Branco exibe uma série de imagens digitalizadas com capas de publicações de fc&f europeias: capa e contracapa de Almanacco del Mistero 2015 (Itália); capa e contracapa de Astronave mercenaria, de Mike Resnick, Coleção Urania 1614 (Itália); capa e página 3 de Bastei Maddrax Die Dunkle Zukunft Der Erde 391 (Alemanha); capa e página 3 de Perry Rhodan 2788 (Alemanha); capa e contracapa Perry Rhodan Neo 87 (Alemanha). Curta!

Juvenatrix 167

Está circulando a edição 167 do fanzine de terror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. A edição tem 11 páginas e traz conto de Rita Maria Felix da Silva, artigo sobre o filme O monstro da Lagoa Negra (1954) e resenhas dos filmes 13 fantasmas (1960), Brinquedo de criança (1984), A cripta dos sonhos (1973), O demônio de fogo (1967), Desafio ao além (1963), A essência da maldade (1973), A fúria das feras atômicas (1976), A múmia (1959), The bat people (1974) e Os zumbis de Mora Tau (1957). A capa tem uma ilustração de Angelo Junior. Para solicitar uma cópia em pdf, basta enviar email para renatorosatti@yahoo.com.br.
Rosatti também lançou o número 8 do Boca do inferno, fanzine representante do saite Boca do inferno e do blogue Infernotícias.
O fanzine, publicado exclusivamente em papel e distribuído em eventos, apresenta em duas páginas no formato A4 resenhas aos filmes Pânico no ano zero (1962), In the year 2889 (1967) e o clássico episódio Tempo suficiente do seriado Além da imaginação (1959).

Velta 13

Está disponível o número 13 da coleção Velta a super-detetive, de Emir Ribeiro, dando sequência a publicação das histórias da gigante loura em sua cronologia oficial.
A edição traz a história "Os perigos da selva", publicada originalmente em 1977, em que uma Velta desmemoriada faz parceria com a androide Nova em meio à floresta amazônica. Também oferece aos leitores uma coleção de pinups assinadas por diversos artistas brasileiros, entre eles Jean Okada, Luciano Oliveira, Sebastião Seabra, Airton Marcelino e Alexandre Cozza Ferreira. A capa traz uma ilustração de Ricardo Barbosa.
A revista, fornecida em edição digital no formato cbr, pode ser baixada gratuitamente aqui.