segunda-feira, 27 de abril de 2015

Velta, a Super-Detetive 16

Está disponível para download gratuito a nova edição Velta, a super-detetive nº 16, série que apresenta, em ordem cronológica, todas as histórias que Emir Ribeiro criou para sua personagem mais famosa, a gigante loura Velta.
A edição tem 36 páginas em cores e traz as histórias "Outra vez, Vera?" e "Se você não procurar a aventura, ela virá ao seu encontro...", complementada por uma história do índio Itabira nos tempos do Brasil colonia, "Missão: Destruir".
O editor avisa ainda que a edição nº10 da coleção, cujo link estava quebrado, volta a estar disponível em nova hospedagem, aqui.

Bang! 17

Está disponível para download gratuito a edição 17 da revista portuguesa Bang!, publicação inteiramente dedicada à ficção fantástica, editada por Safaa Dib para a editora Saída de Emergência.
A edição, profusamente ilustrada, tem 92 páginas em cores e não deixará o leitor desanimado, pois muitos títulos da Saída de Emergência já são disponíveis no Brasil.
Jorge Palinhos, António Monteiro, João Lameiras, Sérgio Mascarenhas, Ana Cristina Rodrigues, Eduarda Barata, Brandon Sanderson, João Campos, Elio M. Garcia e Linda Antonsson assinam artigos de conteúdo variado, que vão de A guerra dos tronosO mago e A lenda de Shanara a O homem do castelo altoDuna e Estúdio Ghibli. Também apresenta ficção de David Machado, Pedro Lucas Martins e Cory Doctorow, além de quadrinhos de Estevão Ribeiro. A capa traz a arte de Manuel Morgado, que também conta com um pequeno portfólio na edição.
Para baixar o ebook é necessário logar no saite da editora; o cadastro também é gratuito.

Somnium 111

O fanzine Somnium, publicação oficial do Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC editada por Ricardo Guilherme dos Santos, chega ao número 111 com uma de suas mais belas edições. Trata-se de uma publicação inteiramente dedicada a memória do mais importante escritor brasileiro do gênero, André Carneiro, o paulista de Atibaia falecido em 2014. A edição tem 140 páginas e aborda algumas das muitas faces deste relevante artista que, como poucos, representa a ficção científica feita no Brasil. Muitos são os colaboradores presentes que, entre artigos e resenhas, apresentam uma valiosa lista de publicações, uma extensa entrevista e diversos textos do autor, incluindo uma noveleta inédita.
Esta publicação histórica e obrigatória, está disponível aqui para download gratuito.

Megalon 60

Volta a estar disponível número 60 do fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco e originalmente publicado em março de 2001.
A edição tem 40 páginas e traz ficções Hindemberg Frota e do hoje conhecido escritor americano Jeff Vandermeer, uma hq de Edgard Franco, artigos de Finisia Fideli, Roberto de Sousa Causo, e as colunas fixas "Diário do fandom", "Publicações recebidas", "Terras alternativas" e "Arte fantástica brasileira". A capa traz uma ilustração clássica que o brasileiro Henrique Alvim Corrêa fez para a primeira edição inglesa de A guerra dos mundos, de H. G. Wells.
O editor disponibilizou também um arquivo bônus contendo uma edição integral do Informativo Mensal do CLFC, publicado em janeiro de 2001, além de fotos históricas e material de divulgação de lançamentos de diversos livros da época. E, dando sequência à série Pulp Brasil, a capa da revista Mistérios nº12, publicada em outubro de 1937.