domingo, 20 de setembro de 2015

QI 134

Está circulando o número 134 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo dos quadrinhos no Brasil, com especial destaque a produção independente e aos fanzines nacionais.
Esta edição tem 32 páginas e traz um longo artigo do editor detalhando a publicação de Os Vingadores no Brasil, artigo de Carlos Gonçalves sobre uma edição portuguesa de Tex, "25 anos do jornal O Capital", de Eduardo Waack, textos curtos com curiosidades diversas, quadrinhos de Luiz Cláudio Lopes Faria, Lincoln Neri, Chagas Lima e Arruda, e as seções fixas "Fórum", "Mantendo contato" e o catálogo "Edições independentes", com os lançamentos do bimestre. A capa traz uma ilustração de Guimarães, colorizada manualmente com hidrográficas.
Junto ao QI chegou também aos assinantes o fanzine O mundinho dos quadrinhos, edição especial de oito páginas na qual Edgard aponta e corrige uma série de equívocos dos verbetes da edição de referência O mundo dos quadrinhos, de Ionaldo Cavalcanti.
Para obter exemplares destas publicações é necessário fazer uma assinatura anual do QI. Maiores informações pelo email edgard@ita.br.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Conexão Literatura 3

Está disponível para download gratuito a revista eletrônica Conexão Literatura 3, editada por Ademir Pascale pela Fábrica de Ebooks.
A edição, que destaca na capa a série Guerra dos tronos, de George R. R. Martin, tem 46 páginas e traz contos de Ricardo de Lohem Dania Pedroza, Miriam Santiago, Ricardo Guilherme dos Santos, Neyd Montingelli, Dione Souto Rosa, MBlannco e Evelyn Postali, entrevistas com Washington Luis Lanfredi e Cláudia Elisabeth Ramos, e artigos de Kathia Brienza, Misa Ferreira e Miguel Carqueija.
O editor já está recebendo submissões edição 4. Maiores informações no saite da Fábrica de Ebooks, aqui.

Megalon 68

Está disponível para download gratuito o número 68 do fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco e publicado originalmente em março de 2003.
Esta edição de 24 páginas traz a primeira publicação do excepcional conto de fc "Estes 15 minutos", de Carlos Orsi – que já vale o download –, mas tem muito mais: artigos de José Carlos Neves e H. Bruce Franklin (EUA), e as seções fixas "Diário do fandom", "Publicações recebidas", "Terras alternativas" e "Arte fantástica brasileira". A capa traz um desenho de Edgar Franco.
Como parte da série série Pulp Brasil, o editor dispõe a capa do Magazine de Ficção Científica nº 16, publicado em julho 1971.
E para que todos completem suas coleções, Branco redisponibilizou em um novo servidor as seis primeiras edições do fanzine e seus respectivos bônus, cujos links estavam indisponíveis há anos:
Megalon 1
Megalon 2
Megalon 3
Megalon 3 (bônus)
Megalon 4
Megalon 4 (bônus)
Megalon 5
Megalon 6

Juvenatrix 172

Está disponível o número 172 do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti.
A edição tem 15 páginas e traz uma ficção de autoria do próprio editor, resenha de Miguel Carqueija ao livro O mundo fantástico de H.P. Lovecraft, e resenhas de filmes recentes O ataque do tubarão de 3 cabeças (2015), A forca (2015), Guerras na estrada (2015), A queda da Terra (2015), Sobrenatural: A origem (2015), Pânico em Seattle (2012), O Pé Grande (2012), e os clássicos Vinte milhões de léguas a Marte (1956) e Mesa of lost women (1953). Divulgação de fanzines, livros e bandas independentes completam a edição, que traz na capa um desenho de Angelo Junior.
Para obter uma cópia, basta solicitar pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.