terça-feira, 24 de novembro de 2015

Astaroth 65 e Boca do Inferno 11

O editor Renato Rosatti distribuiu novas edições dos fanzines de cinema horror, Astaroth Boca do Inferno.
Astaroth 65 traz um detalhado artigo sobre o clássico filme O massacre da serra elétrica (The Texas chainsaw massacre), de 1974.
Já Boca do Inferno 11, editado em parceria com Marcello Milici, traz resenhas sobre os filmes O caçador de bruxas (Witchfinder general/ The conqueror worm, 1968) e A górgona (The gorgon, 1964).
Ambos os zines têm 4 páginas e suas versões impressas são distribuídas gratuitamente em eventos, mas cópias em pdf podem ser solicitadas através dos emails renatorosatti@yahoo.com.br e marcelomilici@yahoo.com.br.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Conexão Literatura 5

Está disponível aqui, para download gratuito, o número 5 do fanzine eletrônico Conexão Literatura, editado por Ademir Pascale pela Fábrica de Ebooks. A publicação pede licença à arte fantástica que geralmente predomina suas páginas para homenagear a escritora britânica Virginia Woolf, cuja imagem ilustra a capa.
A edição tem 30 páginas e apresenta contos de Ricardo de Lohem Dania Pedroza, Miriam Santiago e Misa Ferreira. O editor da Nexus-6 Books, Aldo Costas, é o entrevistado da edição e, nos artigos, Amanda Leonardi e o editor discorrem sobre o cineasta Tim Burton, Daniel Borba fala sobre o Concurso Hydra, e Ângelo Tiago de Miranda fala sobre marketing pessoal.
Conexão Literatura aceita colaborações; para saber como participar, informe-se aqui.

Velta & Raio Negro 4

Acaba de ser publicada a edição 4 da revista Velta & Raio Negro, editada pelo artista paraibano Emir Ribeiro, reunindo a gigante loura e o super herói militar criado pelo saudoso Gedeone Malagola.
A edição tem 48 páginas em preto e branco encadernadas em capas em cartão plastificadas com lombada quadrada. Traz três histórias com Velta – Raio Negro aparece somente na última –, e uma com a Patrulha do Espaço, outra criação de Malagola, com roteiro original do próprio em um de seus derradeiros trabalhos. A capa imita a apresentação das primeiras revistas com os heróis Marvel publicadas nos anos 1960 pela Ebal.
Informações de como adquirir esta e outras publicações do autor, pelo saite oficial, aqui, pelos emails emir.ribeiro@gmail.com e emir_ribeirojp@yahoo.com.br, ou pela caixa postal 5068, João Pessoa, PB, 58051-970.

Megalon 71

"Caros fãs do Megalon:
Depois de três anos e cinco meses chega ao final, com os links abaixo, a distribuição das edições digitalizadas do fanzine. Até onde eu sei este é o primeiro fanzine brasileiro de ficção científica e horror que teve todas as suas edições impressas digitalizadas, e ainda com materiais inéditos que originalmente não foram publicados nas edições. Espero que esta iniciativa possa incentivar outros editores dos gêneros a também digitalizarem e distribuírem os seus fanzines, contribuindo para preservar a história da fc&f brasileira, bem como para divulgá-los para um novo público que não teve a chance de conhecê-los quando foi primeiramente e publicado.
Grato aos que me apoiaram na iniciativa, espero que todos tenham desfrutado das edições e divulguem por aí!"

Com esta mensagem, o editor Marcello Simão Branco, anunciou a disponibilização do número 71 do histórico fanzine de ficção científica e horror Megalon, publicado originalmente em maio de 2004. Esta derradeira edição de 32 páginas homenageou o então recentemente falecido escritor e editor Fausto Cunha – um dos mais importantes nomes na história do gênero no país – com artigos e depoimentos de diversos pesquisadores da fc brasileira. Traz também ficções de Simone Saueressig, E. R. Correa e Miguel Carqueija, artigo de Fábio Fernandes sobre o cyberpunk brasileiro, e as últimas informações das colunas fixas "Diário do fandom", Publicações recebidas", "Terras alternativas" e "Arte fantástica brasileira". A capa é assinada pelo ilustrador norte americano Steven Fox.
O editor ainda teve o capricho de elaborar um até agora inédito índice remissivo com o conteúdo completo do fanzine – disponível aqui em um arquivo a parte – que facilita ao leitor encontrar qualquer conto, artigo ou ilustração publicado nos 16 anos de atividades do Megalon.
A pergunta que fica é: será que o "vazio" editorial que o editor experimentará nas próximas semanas pode motivar a volta do Megalon em edições inéditas, como aconteceu com os fanzines Papêra Uirandê e Astaroth? Até o momento, nada foi anunciado mas, quem sabe?

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Niger Noctem 1

O escritor e poeta Sr. Arcano que, há alguns anos, mantinha uma voluptuosa produção de fanzines e livros eletrônicos, voltou a ação disponibilizando gratuitamente aqui o primeiro número do personalzine de terror Niger Noctem cujo objetivo é promover o recente lançamento de um romance homônimo, bem como a série publicada na internet, aqui.
Ainda que seja uma peça promocional, o fanzine de 16 páginas apresenta alguns contos e textos de não ficção bastante interessantes, vale baixar e ler.

Juvenatrix 173

Está circulando o número 173 do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti, cuja edição é quase que inteiramente dedicada a resenha de filmes clássicos e recentes do cinema B. Os textos são de autoria do próprio editor e detalham os seguintes filmes: O estranho de um mundo perdido (1956), Lavalantula (2015), A maldição do lobisomem (1961), Matango: A ilha da morte (1963); O monstro da bomba H (1958), Noite das travessuras (2013), O primeiro homem no espaço (1959), Rebelião dos planetas (1958), Rosas de sangue (1960), Terror que mata (1955), The magnetic monster (1953), A trilha da fera lunar (1976), O tubarão fantasma (2013), Tubarões zumbis (2015) e Ultimato à Terra (1957). Divulgação de fanzines, livros e bandas independentes completam a edição, que traz na capa mais um desenho de Angelo Junior.
Para obter uma cópia, basta solicitar pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.