sábado, 26 de dezembro de 2015

Velta Extra

Emir Ribeiro oferece aos fãs de Velta um presente de Natal inusitado: uma edição extra e muito especial de Velta, a super-detetive, com 52 páginas em cores com uma seleta de pinups apresentando alguns figurinos que a gigante loura usou nos primeiros vinte anos de carreira. Isso acontece porque Velta não tem um uniforme oficial recorrente; desde o início, o autor optou por variar a roupa da personagem, assim como fazem as mulheres de verdade. A diferença é que Velta aprecia cobrir-se – ou não – com um estilo um pouco mais ousado.
A edição é gratuita e pode ser baixada aqui, em arquivo no formato cbr.

Juvenatrix 174

Está disponível o número 174 do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti.
A edição tem 15 páginas e traz resenhas dos filmes As bodas de Satã (1968), Espantalho assassino (2013), Experiência diabólica/O cérebro maligno (1953), O galeão fantasma (1974), Gangsters na Lua (1969), A hora das criaturas (1986), A invasão zumbi (2012), A noite das gaivotas (1975) e Terror no Triângulo das Bermudas (2014). Divulgação de fanzines, livros, filmes e bandas independentes completam a edição que traz na capa mais um desenho de Angelo Junior.
Para obter uma cópia, basta solicitar pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

Conexão Literatura 6

Está disponível aqui, para download gratuito, o nº6 de Conexão Literatura, revista eletrônica dedicada a ficção fantástica, editada por Ademir Pascale pela Fábrica de Ebooks.
A edição, que homenageia Charles Dickens, tem 57 páginas e publica contos de Ricardo de Lohem, Miriam Santiago, Misa Ferreira, Amanda Leonardi, Neyd Montingelli e Boris de Pedra; os dois últimos são entrevistados na edição, assim como M. R. Terci e Pedroom Lane. E ainda há artigos de Amanda Leonardi, Prof. Osmar Eduardinho e Cesar Silva.
O artigo "Um breve resumo sobre os principais acontecimentos literários de 2015", assinado por este que vos escreve, faz um levantamento do que de mais importante aconteceu no ambiente da ficção especulativa literária em 2015, citando diversos autores de destaque, além de títulos que valem a atenção do leitor interessado. Artigos como este sempre despertam alguma polêmica e não foi diferente com este. Mal a revista foi publicada, já surgiram críticas sobre a ausência deste ou daquele nome. Por isso é bom que se diga que o objetivo do artigo é analisar estatísticas e tendências, não identificar melhores e piores. Quem não foi citado no artigo não deve se considerar perseguido ou coisa assim. Infelizmente, é impossível citar todo mundo, recortes são necessários em qualquer análise e nunca há consenso absoluto em relações dessa natureza. Contudo, a lista completa do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica com os lançamentos de 2015 deve ser publicada em alguns meses e anunciarei quando isso acontecer.

Artezine

Publicação do projeto Fanzines das Zonas de Sampa, do Sistema Municipal da Bibliotecas da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, com histórias executadas durante oficina na Biblioteca Gilberto Freyre, no Bairro Sapopemba. Artes de Ailton Lima Teixeira, Carlos Daniel de Moura Ferreira, Guilherme Henrique Lucio, Matheus da Silva, Matheus Pupato da Silva e Milton Claudino da Silva. Edição e montagem: Cesar Silva. Publicado em junho de 2013. 36 páginas. Download gratuito aqui.

Quadrinho & Mangá

Publicação do projeto Fanzines das Zonas de Sampa, do Sistema Municipal da Bibliotecas da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, com histórias executadas durante oficina na Biblioteca Temática Direitos Humanos Carlos Maringhella - Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Artes de Anderson Pontes Costa, Davison Marques da Silva, Filipe Alexandre da Silva, Fávio Augusto Gomes Feitosa, Hélio Dias do Nascimento Jr, Igor Rodrigues Silva, Kevin Feitosa Gomes, Lais Emanuelle Gomes de Oliveira, Meire Ramos de Lima. Edição e montagem: Cesar Silva. Publicado em julho de 2014. 48 páginas. Download gratuito aqui.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Perdidos na ZL

Coletivo que apresenta as histórias em quadrinhos produzidas por Alexia, Lucan Henrique e Steph, dentro do projeto Quadrinhos nas Zonas de Sampa, da Secretaria Municipal de Cultura, em oficina realizada na Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, em Itaquera, São Paulo, em dezembro de 2015. A edição real foi limitadíssima e circulou apenas entre os alunos do curso. A versão digital, contudo, pode ser visualizada e baixada gratuitamente aqui.

Minha pequena infância

Fanzine de estreia da jovem artista Alexia, com uma história em quadrinhos poética sobre uma criança e seu amigo imaginário.
O fanzine foi produzido e publicado em formato real dentro do projeto Quadrinhos nas Zonas de Sampa, da Secretaria Municipal de Cultura, em oficina realizada na Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, em Itaquera, São Paulo, em dezembro de 2015.
Sua versão digital pode ser visualizada e baixada gratuitamente aqui.

Alice, a chefe

Fanzine de estreia da jovem artista Steph, com uma história em quadrinhos sobre uma garota normal, mas nem tanto assim.
O fanzine foi produzido e publicado em formato real dentro do projeto Quadrinhos nas Zonas de Sampa, da Secretaria Municipal de Cultura, em oficina realizada na Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, em Itaquera, São Paulo, em dezembro de 2015.
Sua versão digital pode ser visualizada e baixada gratuitamente aqui.

Safira

Fanzine de estreia do jovem artista Lucan Henrique, com uma história em quadrinhos de proposta poética e filosófica, sobre uma entidade mais velha que o universo.
O fanzine foi produzido e publicado em formato real dentro do projeto Quadrinhos nas Zonas de Sampa, da Secretaria Municipal de Cultura, em oficina realizada na Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, em Itaquera, São Paulo, em dezembro de 2015.
Sua versão digital pode ser visualizada e baixada gratuitamente aqui.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Velta, a super-detetive 20

Foi anunciado o lançamento do número 20 de Velta a super-detetive, série de ebooks em quadrinhos com as histórias criadas por Emir Ribeiro com essa super-heroína que, desde os anos 1970, faz a alegria dos marmanjos.
A edição traz as histórias "A filha de Welta", "As Supernovas", "A origem de Eskeleton-Man", criadas entre 1974 e 1980, além do conto "Estupefação e burocracia", ilustrado por Ribeiro. A capa traz uma ilustração de Sebastião Nick Law.
A edição estará disponível em breve no portal Social Comics, mas já pode ser adquirida gravada em CD, diretamente com o autor. Emir Ribeiro está oferecendo os quatro CDs com os números de 1 a 20 de Velta a super-detetive, com imagens em alta definição, por apenas R$25,00. Maiores informações pelos emails emir.ribeiro@gmail.com e emir_ribeirojp@yahoo.com.br.

QI 135

Está circulando o número 135 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo dos quadrinhos com destaque à produção independente e aos fanzines brasileiros.
Esta edição traz 32 páginas com artigos sobre o personagem Homem Fera e o quadrinhista Maurício de Sousa; transcrições de diversos textos colhidos nos jornais e na internet, entre os quais sobre Walt Disney e também sobre o jornal português O Mosquito; quadrinhos de Chagas Lima e do editor, e as seções fixas "Fórum" (com sete páginas!), "Mantendo contato" e o catálogo "Edições independentes" com os lançamentos do bimestre. A capa traz uma ilustração de Guimarães com uma discretíssima aplicação de cor com hidrográfica.
Para obter exemplares da publicação é necessário fazer uma assinatura anual. Maiores informações pelo email edgard@ita.br.