sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Somnium 71

Originalmente publicado em março de 1999, o número 71 do boletim Somnium, do Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC, tem 32 páginas e traz contos de António de Macedo (Portugal), Carlos Orsi e Lucio Manfredi, artigos Gerson Lodi-Ribeiro e Hindemberg Alves da Frota, e a seção "FC em notícias", com um panorama do fandom naquele ano. A capa traz uma ilustração de Alex Coimbra.
A edição está disponível para leitura online e download em dois linksIssuu e 4shared.

Juvenatrix 175

Está disponível o número 175 do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. A edição tem 11 páginas e traz resenhas dos filmes O soldado do futuro (Soldier, 1998), A caverna (The cave, 2005) e A bolha assassina (The blob, 1988). Divulgação de fanzines, livros, filmes e bandas independentes de rock extremo completam a edição, que traz na capa a arte de Erik Muller Thurm.
Para obter uma cópia, basta solicitar pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Somnium 70

Originalmente publicado em dezembro de 1998, o número 70 do boletim Somnium, do Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC, tem 24 páginas e traz contos de Simone Saueressig e Norton Coll, artigo Gerson Lodi-Ribeiro, e as seções "FC em notícias" e "Listserver". A capa traz uma ilustração de Angelo Ribeiro.
A edição está disponível para leitura online download em dois links: Issuu e 4shared.

QI 136

Está circulando o número 136 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros.
Esta edição vem com 28 páginas e traz uma entrevista com o saudoso ilustrador Jayme Cortez, um pequeno artigo sobre os anéis do Fantasma, depoimento de José Ruy sobre o periódico português Papagaio, um texto sobre a raríssima revista 22-2000 Cidade Alerta – ilustrada por Edmundo Rodrigues –, quadrinhos de Luiz Claudio Lopes Faria, Chagas Lima e do próprio editor, além das seções "Fórum", "Mantendo contato" e o catálogo "Edições independentes" com os lançamentos do bimestre. A capa, como tem sido praxe nos últimos anos, tem uma ilustração de Guimarães colorizada manualmente.
Junto ao QI, os assinantes receberam o volume 3 da Pequena Biblioteca sobre Histórias em Quadrinhos, subtitulado Suplemento de quadrinhos da Folha de S. Paulo. Este fanzine de 56 páginas traz um cuidadoso e detalhado estudo sobre esse conhecido semanário, publicado entre 1972 e 1977, onde desfilaram uma mancheia de personagens nacionais e estrangeiros, muitos deles nunca vistos em outra publicação.
QI é distribuído exclusivamente por assinaturas e não tem versão digital. Mais informações com o editor pelo email edgard@ita.br.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Somnium 69

Originalmente publicado em outubro de 1998, o número 69 do boletim Somnium, do Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC, tem 24 páginas e traz contos de Braulio Tavares e Roberto de Sousa Causo, artigos de Gerson Lodi-Ribeiro e Hindemberg Alves da Frota, e a seção "Listserver", com transcrições dos debates ocorridos na lista de discussões do CLFC na internet. A capa traz uma ilustração de Roberto Schima.
A edição está disponível para leitura online download
em dois links: Issuu e 4shared.

Somnium 68

Originalmente publicado em junho de 1998, o número 68 do boletim Somnium, do Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC, tem 23 páginas e traz contos de Gerson Lodi-Ribeiro e Simone Saueressig, quadrinhos de Alexandre Grecco, e as seções "FC em Notícias" e "Listserver". A capa traz uma ilustração de Maurício Tavares.
A edição está disponível para leitura online download
em dois links: Issuu 4shared.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Somnium 67

Originalmente publicado em março de 1998, o número 67 do boletim Somnium, editado por Cesar Silva para o Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC, tem 24 páginas e traz contos de Lucio Manfredi e Adriana Simon, artigos de Gerson Lodi-Ribeiro e Hindemberg Alves da Frota, além das seções "FC em Notícias" e "Listserver". A capa traz uma ilustração de Alexandre Grecco.
A edição está disponível para leitura online download
em dois links: Issuu e 4shared.

Conexão Literatura 7

Está circulando o número 7 da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale pela Fábrica de Ebooks.
A edição tem 42 páginas e traz contos de Ricardo de Lohem, Miriam Santiago, Misa Ferreira, Neyd Montingelli e Regina Bostulim, artigos de Amanda Leonardi, Angelo Tiago de Miranda, Luiz Valério de Paula Trindade, e entrevistas com os autores R. L. Gomide e Regiane Barros A. Neves. A revista é gratuita e pode ser baixada aqui. A revista está aberta a colaborações. Mais informações podem ser obtidas no próprio exemplar.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Somnium 66

Editado por Cesar Silva para o Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC e originalmente publicado em dezembro de 1997, o Somnium 66 tem 24 páginas e traz um conto de Dora Incontri, artigos de Gerson Lodi-Ribeiro, Roberto de Sousa Causo e Marcello Simão Branco, a seção "FC em Notícias", por Adriana Simon – uma verdadeira máquina do tempo para o leitor de hoje – e a estreia de "Listserver", seção que registrou os mais interessantes debates da lista de discussões hospedada pela DKS, nos primeiros tempos da internet. A capa traz uma ilustração de Roberto Schima.
A edição está disponível para leitura online download em dois links: Issuu e 4shared.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Velta, a super-detetive 18 e 19

Por um lapso de minha parte, deixei de informar quando do lançamento das edições 18 e 19 de Velta, a super-detetive, série histórica publicada pelo blogue Rock e Quadrinhos com a criação do quadrinhista e editor independente Emir Ribeiro, que mostra em ordem cronológica as primeiras aventuras da gigante loura, publicadas no suplemento O Pirralho.
número 18 vem com 36 páginas e traz as hqs "Velta em negativo" (publicada originalmente em 1978) e "A substituta", produzida em 1976 mas nunca antes publicada. Ambas as histórias lidam com a sósias da heroína. Completa a edição uma grande quantidade de pinups e textos explicativos sobre os bastidores editorias da personagem.
número 19 traz em suas 34 páginas a história "Feliz Natal, se conseguir viver", (publicada em 1979), na qual Velta enfrenta uma ameaça alienígena, além de capas das muitas edições recentes de Velta, principalmente pela editora Jupiter II, com comentários do autor.
Peço desculpas aos fãs que a acompanham e espero que esse tipo de falha não torne a se repetir.