terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Somnium 64

Editado por Marcello Simão Branco e originalmente publicado em agosto de 1996, o número 64 do boletim Somnium, do Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC, foi especialmente dedicado ao centenário do romance A máquina do tempo, de H. G. Wells.
Em 63 páginas, a edição tem contos de Carlos Orsi, Fabio Fernandes e Gerson Lodi-Ribeiro (a primeira publicação da novela "O vampiro de Nova Holanda"); artigos Alysson Fabio Ferrari, José Carlos Neves, Heitor Megale e Branco, além de resenhas assinadas por Fabio Fernandes e Branco. A capa traz um desenho de Cerito, inspirado no tema da edição.
Somnium 64 está disponível para leitura online e download no Issuu e no 4shared.

Somnium 73

Originalmente publicado em agosto de 1999, o número 73 do boletim Somnium, do Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC, tem 32 páginas e traz contos de Martha Argel e Simone Saueressig, artigos Lucio Manfredi e Eduardo Francisco Torres Ferreira. As seções "FC em notícias" e "Listserver"  montam um panorama da cena do fandom naquele ano. A capa traz um desenho de Edgar Franco.
A edição está disponível para leitura online e download no Issuu e no 4shared.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Conexão Literatura 8

Está circulando o número 8 da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale pela Fábrica de Ebooks.
A edição de 52 páginas destaca o escritor Eduardo Spohr, um dos maiores bestesellers da literatura fantástica nacional, traz contos de Palmira Heine, Neyd Montingellii, Dione Souto Rosa, Ricardo de Lohem e do próprio editor, crônica de Misa Ferreira de Rezende, entrevistas com João Paulo Balbino, Maya Blannco, Gustavo Magnani, Anderson Borges Costa, Palmira Heine, Fernando Lima e Kell Teixeira.
A revista é gratuita e pode ser baixada aqui. As edições anteriores também estão disponíveis.

Velta pela Ebal?

Não há dúvida que o paraibano Emir Ribeiro gosta de brincar. Autor de uma legião de personagens bastante conhecidos dos leitores de quadrinhos independentes, está sempre inventando novidades para sua personagem mais importante, a super heroína Velta. Há algum tempo, Ribeiro divulgou aqui uma edição que em tudo simulava os trejeitos das publicações da extinta editora Bloch, e agora apresenta o fetiche maior de todo desenhista de quadrinhos brasileiro, uma versão de como ficaria uma revista Velta publicada pela também extinta Editora Brasil América, a Ebal, que nos anos 1960 e 1970 dominava o mercado de quadrinhos nas bancas.
Diz o autor: "Trata-se de uma 'revista imaginária', é claro. Um exercício criativo que tenta mostrar como poderia ter sido a edição de estreia da minha personagem mais conhecida, publicada pela editora carioca do bairro São Cristóvão".
A revista tem 36 páginas e traz a origem da Velta, mais duas histórias curtas de ficção cientifica, também escritas e desenhadas por Emir Ribeiro: "O triângulo cósmico" e "O milênio seguinte". Recheiam a publicação uma generosa porção de propagandas características das revistas da Ebal, que reforçam o delicioso clima de farsa.
A produção editorial é do blogue Rock & Quadrinhos, e o arquivo em formato cbr pode ser baixado aqui.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O incubado

No final do século, o fanzine Hiperespaço alterou sua estratégia editorial subdividindo-se em iniciativas especializadas. A parte ficcional foi direcionada para uma coleção de livros artesanais editada em parceria com o fanzine Megalon, a Coleção Fantástica, que teve seis edições entre 1999 e 2000 com novelas de ficção científica, fantasia e horror de autores brasileiros. A proposta voltou em 2002 sob o título de Nova Coleção Fantástica, com mais 6 volumes publicados até 2009.
Parte desse material está hoje em livros publicados por editoras profissionais, mas alguns deles não tiveram a mesma sorte e, eventualmente, surgem leitores interessados neles. Decidi então negociar com os autores no sentido de obter as devidas autorizações para disponibilizar essas edições em formato virtual.
O primeiro a concordar foi o escritor carioca Rogério Amaral de Vasconcellos que, há alguns anos, ousou publicar na internet uma longa série de ebooks de fc&f chamada Coleção Nave Profana, comentada aqui. Vasconcellos também foi um dos poucos a publicar pela extinta Editora Writers, com o romance Campus de guerra, de 1999.
O incubado aqui apresentado, foi publicado originalmente em 2003 sob o nº 3 da Nova Coleção Fantástica, sob o equivocado título de O encubado, novela de fc com toque de horror na qual colonos, pesquisadores e militares enfrentam uma situação inesperada durante uma ocupação planetária, que pode levar à toda civilização um perigo tão antigo como terrível.
A nova edição, corrigida, pode ser lida online ou baixada gratuitamente no Issuu e no 4shared.
O texto pode também ser lido em espanhol, no nº 141 da revista eletrônica argentina Axxón, com tradução de Claudia De Bella.

Trasgo 9

Está disponível o número 9 da revista eletrônica de ficção fantástica Trasgo, editada por Rodrigo van Kampen, totalmente dedicada à produção nacional.
A edição tem 146 páginas e traz textos de ficção científica, fantasia e terror escritos por Paola Siviero, Moacir de Souza Filho, Anderson D.C., Jana P. Bianchi, Michel Peres e Santiago Santos, que também são entrevistados na edição. A ilustração de capa é de autoria de Cecihoney, também destacada com um artigo especial e entrevista.
Trasgo voltou a ser uma publicação gratuita e pode ser lida e baixada aqui, nos formatos epub, mobi e pdf. As edições anteriores também estão disponíveis.

Somnium 72

Originalmente publicado em julho de 1999, o número 72 do Somnium, boletim do Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC, tem 32 páginas e traz contos de  Edgard Powell, João Ventura e Dario Alberto de Andrade Filho, artigos Gerson Lodi-Ribeiro e Fabio Barreto, e as seções "FC em notícias" e "Listserver", com um panorama da cena do fandom naquele ano. A capa traz um desenho de Marcelo Rodrigues, responsável por marcar a edição no Issuu como recomendável para leitores adultos...
Somnium 72 está disponível para leitura online e download no Issuu e no 4shared.