quarta-feira, 29 de outubro de 2014

QI 129

Está chegando aos assinantes o número 129 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães. Este multipremiado fanzine sobre quadrinhos é um dos poucos que insiste manter o formato real, em papel, sem qualquer vínculo na internet. Quem quiser ler, precisa assiná-lo, não tem outro jeito. Mas compensa todo o esforço. Além dos quadrinhos, dos artigos interessantes e de registro histórico, e de uma ampla relação de lançamentos alternativos do bimestre, o editor do QI ainda envia uma porção de brindes aos assinantes, como edições especiais, fanzines fasciculados, cards coloridos e outras surpresas. Por exemplo, com esta edição, o QI remeteu aos assinantes o último fascículo de Buster, da novela gráfica de faroeste criada por Gus Peterson e José Pires.
Mas as atrações do fanzine não são menos interessantes. Além da homenagem ao conhecido quadrinhista baiano Antônio Cedraz, falecido há poucas semanas, a edição traz artigos sobre o ilustrador belga Hermann, sobre o personagem britânico Miracleman, e sobre as agruras do mercado de quadrinhos americano (traduzido de uma antiga coluna de Joe Brancatelli publicada nas revistas da extinta editora Warren), quadrinhos de Dennis Oliveira, Chagas Lima, Paulo Anjos, Raphael e do próprio Guimarães, além do anúncio que a novela gráfica de 204 páginas Rolando Duque – Assistência técnica, serializada nas páginas do QI, terá uma edição encadernada, em tiragem limitada. Também anuncia a publicação de uma edição especial das histórias dos X-Men criadas por Gedeone Malagola para a editora Gep nos anos 1970, as únicas hqs Marvel produzidas inteiramente no Brasil.
Mais informações com o editor pelo email edgard@ita.br.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Vida literária

Vida literária é um fanzine de Thiago M. Lamim, estreia nos quadrinhos do artista, que contas as desventuras de um escritor em crise criativa.
O fanzine foi publicado em formato real dentro do projeto Fanzines de São Bernardo do Campo durante oficina realizada na Biblioteca Guimarães Rosa. Sua versão digital pode ser visualizada e baixada gratuitamente aqui.

Dragon Ball Z: O menino Goku

Dragon Ball Z: O menino Goku é um fanzine de Matheus Henrique S. Oliveira, estreia nos quadrinhos deste jovem artista, com uma releitura do popular mangá de Akira Toriyama.
O fanzine foi publicado em formato real dentro do projeto Fanzines de São Bernardo do Campo durante oficina realizada na Biblioteca Guimarães Rosa. Sua versão digital pode ser visualizada e baixada gratuitamente aqui.

Histórias de um menino qualquer

Histórias de um menino qualquer é o fanzine de João Pedro Pianelli, estreia nos quadrinhos deste jovem artista, que adapta para os quadrinhos o clássico conto "O gato preto", de Edgar Alan Poe.
O fanzine foi publicado em formato real dentro do projeto Fanzines de São Bernardo do Campo durante oficina realizada na Biblioteca Guimarães Rosa. Sua versão digital pode ser visualizada e baixada gratuitamente aqui.

A menina fênix

A menina fênix é o fanzine criado por Daniele Husz, estreia nos quadrinhos da artista com uma narrativa poética visual que acompanha o momento em que desabrocha uma nova pessoa.
O fanzine foi publicado em formato real dentro do projeto Fanzines de São Bernardo do Campo durante oficina realizada na Biblioteca Guimarães Rosa. Sua versão digital pode ser visualizada e baixada gratuitamente aqui.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Megalon 52

Está disponível para download gratuito a versão digitalizada do número 52 do fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco, originalmente publicado em março de 1999.
A edição de 40 páginas tem ficção de Octavio Aragão e Drew Schneider (EUA), artigos de Braulio Tavares, Fernando G. Sampaio e Rob Chilson (EUA), as seções fixas "Terras alternativas", "Correio cósmico". "Publicações recebidas", "Diário do fandom", e a estreia da coluna "Arte fantástica brasileira", de autoria deste articulista que, na época, ainda estava longe de se tornar um blogueiro, mas já dava os seus pitacos.
O editor ainda disponibilizou um arquivo bônus com uma série de documentos da época, incluindo uma valiosa lista de revistas e fanzines de fc&f da Argentina, Uruguai e Chile, países que, historicamente, têm uma consistente atividade autoral no gênero. E também pode ser vista aqui, num arquivo a parte, a reprodução digital em alta resolução da capa do número 6 do histórico Magazine de Ficção Científica, publicado em setembro de 1970.

domingo, 12 de outubro de 2014

12 de outubro: Dia nacional do fanzine

Esta é a capa daquele que é considerado o primeiro fanzine brasileiro de repercussão nacional. Trata-se do Boletim Ficção, fanzine sobre quadrinhos editado pelo paraibano Edson Rontani em 12 de outubro de 1965, que era distribuído pelo correio para todo o Brasil.
A ideia de se criar um dia para comemorar a arte dos fanzines foi iniciativa do acadêmico e fanzineiro Gazy Andraus, que tem repercutido entre os editores independentes.
Longa vida aos fanzines!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Fotos dos fanzines da Monteiro Lobato

As fotos a seguir foram tiradas no dia 11 de setembro, durante os trabalhos da oficina de fanzines realizada na Biblioteca Monteiro Lobato ao longo dos meses de agosto e setembro.
A oficina encerrou-se com a participação total de sete alunos, que finalizaram quatro fanzines. Três deles estão disponíveis para visualização gratuita online: Angry birds jovens, de Gabriel Nascimento da Silva, Coração de cristal, de Fábio Casa, e Justinho Barba, de Ataíde Celso Guering. Basta clicar nos títulos.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Fanzines atacam Rudge Ramos


Juvenatrix 164

Está disponível com o editor Renato Rosatti a edição 164 do fanzine de horror e ficção científica Juvenatrix, voltado para o cinema e a literatura desses gêneros.
A edição tem 12 páginas e traz contos de Rita Maria Felix da Silva, artigos sobre a controversa personagem histórica Elizabeth Bathory e sobre o filme O lobisomem (1941), além de divulgação de publicações e bandas de rock extremo. A capa traz uma ilustração de Angelo Junior.
O fanzine, em formato pdf, é enviado gratuitamente para quem o solicitar ao editor no email renatorosatti@yahoo.com.br.

Megalon 51

Publicado originalmente em dezembro de 1998, volta a estar disponível – agora em versão digital – o número 51 do fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco.
Comemorando os primeiros dez anos de publicação, o fanzine traz uma capa de Cerito, brincando com o conceito do nome do fanzine. Explico: além de ser o título do fanzine, Megalon é também o nome de uma espécie de besouro gigante visto no filme japonês Godzilla vs. Megalon (1973).
A edição tem 52 páginas e traz, além  de uma porção de depoimentos de autores e colaboradores sobre a efeméride, e uma galeria com todas as capas do fanzine, um bônus especialíssimo, que faz desta edição a mais festejada pelos fãs do escritor americano Clifford Simak. O editor publicou o inédito epílogo que o escritor fez tardiamente para Cidade (City), que é um dos seus romances mais destacados. A tradução é de Fábio Fernandes. Também traz artigos de Lucio Manfredi e Alfredo Keppler, ficção Gerson Lodi-Ribeiro, e o resultado completo de uma pesquisa que o fanzine fez entre seus leitores para determinar os melhores da ficção científica em todos os tempos, em diversas categorias no Brasil e no mundo. O fanzine pode ser baixado gratuitamente aqui.
O editor também disponibilizou, gratuitamente, um arquivo com o índice remissivo de tudo o que o Megalon publicou nesses dez anos, além de um arquivo bônus, com um conjunto de documentos da época relacionados aos dez anos do fanzine. Branco dispôs ainda uma peça histórica: a capa da revista Mistérios: Crimes histórias e aventuras fantásticas nº9, publicada na década de 1930 pelo editor Rubey Wanderley. Um prato cheio para os fãs.

Começa sábado: A história dos quadrinhos