sexta-feira, 31 de agosto de 2018

QI 152

Está circulando o número 152 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo dos quadrinhos destacando a produção independente e os fanzines brasileiros.
A edição tem 32 páginas e traz os artigos "Napoleão, os quadrinhos e sucedâneos", por Lio Guerra Bocorny, e "As línguas de Esopo", por E. Figueiredo, além dos quadrinhos de Luiz Claudio Lopes Faria e do editor. 14 páginas são dedicadas à seção "Fórum", que reproduz as cartas dos leitores. Completam a edição as colunas "Mantendo contato" e "Edições independentes" divulgando os lançamentos de fanzines do bimestre. A capa traz uma ilustração do editor que também esconde um segredinho, divertido mas politicamente incorreto.
Junto à edição, os assinantes recebem Voos d'o Tico Tico nº1: J. Carlos, Augusto Rocha, Leonidas e Cicero Valladares, fascículo com 16 páginas com uma pesquisa de Francisco Dourado sobre a participação dos ilustradores citados no famoso periódico, que apresentou os quadrinhos à primeira geração de leitores no Brasil.
QI impresso é distribuído exclusivamente por assinatura, mas sua versão digital, bem como seus encartes, são disponibilizados pelo saite da editora Marca de Fantasia, aqui. Edições anteriores também podem ser encontradas.

Tempos Fantásticos

Depois de dois anos e 24 edições publicadas, o jornal satírico Tempos Fantásticos suspendeu suas operações em meados de 2018. Ao contrário de outros órgãos de imprensa não noticiam com clareza os motivos da própria descontinuidade, Tempos Fantásticos revelou que foi tudo descorrente de uma intensa perseguição de seus inimigos, embora não cite os nomes dos mesmos. Mas parece que a publicação pode voltar em breve, e o primeiro sinal dessa recuperação é o lançamento do novo saite do jornal, que disponibiliza, para download gratuito, as versões eletrônicas de todas as suas 24 edições.
Editado por Angelo Dias, Jana P. Bianchi, João P. Lima, Ludmila Honorato e Raphael Andrade, Tempos Fantásticos é uma ideia interessante mas não inédita. Nos anos 1990, duas publicações de igual natureza circularam entre os fãs brasileiros de ficção fantástica: o Zominum – autocaricatura do fanzine Somnium, boletim do Clube de Leitores de Ficção Científica –  e o Hiperespaço TNG, ambas publicadas no Rio de Janeiro e que também tiveram existência curta. A diferença é que enquanto estes eram fanzines da era pré-internet, Tempos Fantásticos traz a sofisticação gráfica dos tempos digitais, emulando a diagramação dos jornais modernos.
Enquanto o lobo não vem, aproveite para passear no bosque, isto é, para baixar e ler as edições antigas de Tempos Fantásticos. Afinal, sendo um jornal atemporal, ele tem a vantagem de nunca ficar desatualizado.

domingo, 26 de agosto de 2018

Areia fugaz

Está disponível para download gratuito a novela inédita de ficção científica Areia fugaz, de autoria de Miguel Carqueija e Jorge Luiz Calife.
Com prefácio de Ronald Rahal e posfácio de Gabriel Solis, a publicação reedita a parceria entre Carqueija e Calife, experimentada em As portas do magma (Scarium, 2009). Calife é autor da bem avaliada série Padrões de contatopublicada em volume único pela Devir em 2009 e por muitos considerada como o marco inicial da Segunda Onda da ficção científica brasileira. Carqueija, por sua vez, é autor dos livros O estigma do feiticeiro negro (Ornitorrinco, 2012) e Farei meu destino (Giz, 2009).
Diz o texto de apresentação: "Antônio Gusmão de Campos, mais conhecido por Toni, ex-militar da Força Cósmica, chega à Roda Espacial Carl Sagan, na zona externa do Sistema Solar, em busca de um emprego. Reencontra seu amigo de outros tempos, Sigmund Halley, e conhece uma bela empresária de modas, altamente sedutora, Thais, que lhe arranja um emprego. Mas por trás disso está uma imprevisível aventura interplanetária e a onipresente ameaça dos piratas cósmicos".
Outros textos de Carqueija podem ser acessados através do mesmo portal Recanto das Letras que disponibiliza este trabalho.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Laurie

"Laurie" é um conto inédito de Stephen King que foi disponibilizado para leitura gratuita na internet, como aperitivo para o lançamento de Outsider, novo romance do mestre do horror que será publicado brevemente no selo Suma da Companhia das Letras. O conto foi disponibilizado pelo próprio autor nos EUA e foi traduzido para o português por Regiane Winarski. Para acessar o texto em pdf basta clicar aqui.
E, se não for o bastante, a degustação de Outsider também está disponível, aqui.
Aproveite!

Conexão Literatura 38

Está circulando o número 38 da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale.
A edição de 76 páginas e destaca em entrevista a poeta e doceira Ana Neves, do Brigadeiros Literários, e também entrevista os escritores Neurivan Sousa (Palavras sonâmbulas), Carmen Aparecida Gomes (Amo eternamente uma única vez), Fabio Prumo (Os filhos de Elator), Wagner Azevedo (Dicionário de animais com outros significados) e Ricardo Dias de Oliveira (O conhecimento da cabala). Nas seção de ficções, contos de João Gomes Moreira, Roberto Schima e Míriam Santiago. Poemas de Ajomar Santos, crônica de Emerson Sarmento e resenhas de Rafael Botter e Eudes Cruz completam a edição.
Conexão Literatura é gratuita e pode ser baixada aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.

Kobato

Miguel Carqueija apresenta mais um de seus guias de episódios de séries japonesas de animação, desta vez sobre a série de fantasia Kobato, do CLAMP, grupo de mangakás responsável por sucessos como Guerreiras Mágicas de RayearthSakura Cardcaptors, entre outros.
Diz o editor: "são 24 episódios, constando ainda a resenha geral dos mangás que a CLAMP editou antes do seriado. Kobato é uma personagem angelical, uma terna e ingênua adolescente que, como Mary Poppins, desce à Terra de guarda-chuva, acompanhada pelo mal-humorado mentor Ioryogi, um ser poderoso e malvado que, por castigo, foi reduzido à forma de um cachorro de pelúcia, capaz de andar e falar. Kobato, que não recorda de seu passado, sabe apenas que deve ajudar as pessoas de "coração ferido", acumulando em cada ajuda pequenos cristais num pote de vidro, até enchê-lo, quando sua missão estará completada. A contragosto, Ioryogi tem de ajudá-la e orientá-la. Há vários personagens importantes na história, mas Kobato a centraliza do princípio ao fim, com sua inocência infantil e sua impressionante bondade."
O guia está disponível em formato de texto no saite Recanto das Letrasaqui.

Juvenatix 196

Está circulando a edição de julho do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix editado por Renato Rosatti, que traz em 11 páginas contos de Rogério Amaral de Vasconcellos e Allan Fear, resenha ao filme de cinema Invasion of the saucer men (1957), além de divulgação e curiosidades sobre fanzines, livros, filmes e bandas independentes de rock extremo. A capa traz uma ilustração de José Nogueira.
Estranhei a ausência dos fanzines e postagens de Rosatti por tempo tão dilatado - a edição anterior do Juvenatrix saiu em abril -, pois o editor sempre foi extremamente fiel na periodicidade de suas publicações. Perguntei a ele, por email, o que estava acontecendo, ao que me respondeu: "Estou dando uma pausa porque estou um pouco cansado. Parei com o fanzine, com as resenhas de cinema, notas no blog, etc. Estou preferindo ser mais consumidor que produtor. Mas, deverei retornar em breve, mesmo que devagar e menos produtivo. Quero consumir mais e então estou desviando meu tempo livre para isso". É compreensível, Rosatti está em ação ininterrupta há mais de vinte anos e o que move os editores alternativos é a animação do público. Infelizmente, essa animação tem faltado desde que o Brasil tornou-se antipático à cultura. Vamos torcer para que isso não continue por muito mais tempo.
Para solicitar uma cópia em formato pdf, envie email para renatorosatti@yahoo.com.br.