domingo, 29 de março de 2020

QI 160

Está circulando o número 160 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros.
A edição tem 36 páginas e traz os artigos de E. Figueiredo, Lio Guerra Bocorny, Rod Tigre e Carlos Gonçalves, quadrinhos de Henrique Magalhães, Julie Albuquerque, Mario Labate Santiago, Celso Ricardo, Luiz Claudio Lopes Faria e de Guimarães. A seção "Fórum" com as cartas dos leitores ocupa 17 páginas e a edição é completada com a coluna "Edições independentes" divulgando os fanzines lançados em outubro e novembro de 2019. A capa traz  uma ilustração do editor, colorida a mão.
Junto da edição, os assinantes recebem o quarto fascículo da série Voos d'O Tico-Tico: Séries obscuras, sobre alguns dos esquecidos quadrinhos do suplemento. A publicação tem oito páginas e a pesquisa é de Francisco Dourado.
Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Contudo, suas versões digitais são disponibilizados pelo saite da editora Marca de Fantasia, aqui.

Quadrinhos para quarentena

Um fenômeno interessante ligado a quarentena forçada pelo surto pandêmico do Covid-19 é a grande oferta gratuita de itens de leitura digital, disponibilizada pelos próprios autores e editores, para suavizar a vida durante a reclusão ainda sem prazo de encerramento, além de divulgar o trabalho dos artistas.
Inspirado no movimento, o saite Wendy Game Studio criou a CoronaCon: Quadrinhos para a quarentena, um evento virtual que disponibiliza, por tempo limitado, vários trabalhos de quadrinhistas alternativos, entre os quais diversos títulos de ficção científica, fantasia e terror.
Faça a feira e faça a festa!

Múltiplo 40

Está disponível o número 40 do fanzine virtual de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim.
A edição tem 68 páginas e traz as hqs "Jou Ventana: Caindo na real", de Lincoln Nery, "Medalha zero", de Rogério Ferraz da Silva, e "Cosmo", de Serj D’Lima Plácido. Na seção "Quadrinhos Opinião", uma enquete sobre inspiração e o que mais chama a atenção nas hqs, com a participação de 21 criadores da arte.
Ilustrações de May Santos, Rodrigo Fernandes, Flávio Almeida, Chagas Lima, Jimmy Darwin, Estêvão Morais e Serj D’Lima Plácido, além das tiras "Coelho Nero", de Omar Viñole complementam a edição. A capa traz um trabalho de Rodrigo Fernandes e Flávio Almeida.
Múltiplo 40 pode ser lido online ou baixado gratuitamente aqui; edições anteriores também estão disponíveis.

Conexão Literatura 56

Está disponível a edição de fevereiro da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale.
A revista tem 57 páginas e lembra o trabalho de Clarice Lispector (1920-1977), autora de clássicos como A paixão segundo G. H. e A hora da estrela. Traz ainda contos de Míriam Santiago, Gilmar Duarte Rocha e Roberto Schima, e artigos de Fábio Barista dos Santos, Marcos Pereira dos Santos, Bruno Augusto Carvalho, Luiza Moura, Raimundo Colares Ribeiro e Jack Michel. Dicas e divulgação completam a edição.
Conexão Literatura é uma publicação gratuita e pode ser baixada aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.

Juvenatrix 206

A edição de janeiro do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti, trouxe em suas 11 páginas contos de Allan Fear e Wagner Nyhyhwh, e resenha ao filme Nosferatu, clássico de 1922 dirigido por F. W. Murnau, que empresta a imagem que ilustra a capa. Divulgação e curiosidades sobre fanzines, livros, filmes e bandas independentes de metal extremo complementam a edição.
Para solicitar uma cópia em formato pdf, envie email para renatorosatti@yahoo.com.br.
Em tempo: Rosatti reuniu boa parte do conteúdo produzido para seus fanzines no blogue Juvenatrix, que vale a pena garimpar. Estão disponibilizados nada menos que 927 textos! Os fãs de cinema, em especial, vão adorar.

Velta 2020

O incansável quadrinhista paraibano Emir Ribeiro apresenta aos seu leitores, logo nos primeiros dias do ano, duas novas edições de sua personagem mais importante, a superpoderosa detetive Velta.
Velta: Contos da super-detetive nº4 segue em sua missão de republicar, em ordem cronológica, toda a saga da personagem. Esta edição traz a história "Detetives", publicada originalmente nos números 4 e 5 do fanzine 10-Abafo no longínquo ano de 1979. A capa apenas reproduz a original da época, portanto as histórias de Itabira e Homem-Barata nela anunciadas não fazem parte desta edição.
Velta 2020 é uma publicação bem mais ousada, pois leva a personagem a uma narrativa erótica, com cenas de sexo incomuns nas histórias da personagem. A edição parece ter sido feita sob medida para os antigos leitores que sempre quiseram ver Velta nas cenas "calientes" que só eram sugeridas, então está aqui a oportunidade. A edição também marca o que o autor chama de "fim de temporada", ou seja, a partir de agora, as histórias de Velta devem iniciar um novo arco em que praticamente tudo pode acontecer.
Para obter as publicações é preciso entrar em contato diretamente com Emir pelo email emir.ribeiro@gmail.com, pois elas ainda não se encontram no catálogo online do autor, aqui.