quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Megalon 51

Publicado originalmente em dezembro de 1998, volta a estar disponível – agora em versão digital – o número 51 do fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco.
Comemorando os primeiros dez anos de publicação, o fanzine traz uma capa de Cerito, brincando com o conceito do nome do fanzine. Explico: além de ser o título do fanzine, Megalon é também o nome de uma espécie de besouro gigante visto no filme japonês Godzilla vs. Megalon (1973).
A edição tem 52 páginas e traz, além  de uma porção de depoimentos de autores e colaboradores sobre a efeméride, e uma galeria com todas as capas do fanzine, um bônus especialíssimo, que faz desta edição a mais festejada pelos fãs do escritor americano Clifford Simak. O editor publicou o inédito epílogo que o escritor fez tardiamente para Cidade (City), que é um dos seus romances mais destacados. A tradução é de Fábio Fernandes. Também traz artigos de Lucio Manfredi e Alfredo Keppler, ficção Gerson Lodi-Ribeiro, e o resultado completo de uma pesquisa que o fanzine fez entre seus leitores para determinar os melhores da ficção científica em todos os tempos, em diversas categorias no Brasil e no mundo. O fanzine pode ser baixado gratuitamente aqui.
O editor também disponibilizou, gratuitamente, um arquivo com o índice remissivo de tudo o que o Megalon publicou nesses dez anos, além de um arquivo bônus, com um conjunto de documentos da época relacionados aos dez anos do fanzine. Branco dispôs ainda uma peça histórica: a capa da revista Mistérios: Crimes histórias e aventuras fantásticas nº9, publicada na década de 1930 pelo editor Rubey Wanderley. Um prato cheio para os fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário