segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Megalon 55

Mais uma edição histórica do fanzine de ficção científica e horror Megalon chega ao século 21 em formato digital. Este número 55, editado por Marcello Simão Branco, foi uma edição especial dedicada a chegada do emblemático ano 2000, tão caro à ficção científica de modo geral.
A edição, publicada originalmente em dezembro de 1999, tem 44 páginas e traz ficções de Ataíde Tartari e Carlos Orsi, artigos de Jorge Luiz Calife e Bruce Sterling (EUA), a estreia da coluna "Barreiros desintegra!", assinada pelo ótimo autor português João Barreiros, um longo debate avaliativo do desempenho da fc brasileira ao longo dos anos 1990, com depoimentos de Fabio Fernandes, Gerson Lodi Ribeiro, Cesar Silva, Braulio Tavares, Lucio Manfredi e Roberto de Sousa Causo, além das colunas fixas "Diário de bordo", "Publicações recebidas", "Terras alternativas" e "Arte fantástica brasileira". A capa traz uma ilustração de Cerito.
A edição, em formato pdf, pode ser baixada gratuitamente aqui.
Como de hábito, o editor também publicou um arquivo bônus com alguns documentos e memorabilias da época, como um rótulo de refrigerante patrocinado pela franquia Star Wars, fac-símile do boletim Star News 25, (07/1999) e recortes de jornais e revistas sobre escritores e lançamentos literários nacionais.
E para gáudio dos catalogadores, o editor ainda disponibilizou aqui a imagem da capa de uma raríssima edição nacional da revista Fantastic 4, de 1955.

Nenhum comentário:

Postar um comentário