sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Calazans atômico

Graças à gentileza do editor Marcos Freitas, recebi há poucos dias uma trinca de publicações da Atomic Quadrinhos, todas com trabalhos do acadêmico Flávio Calazans, artista que tenho acompanhado desde os anos 1980, quando ele publicava o fanzine Barata. A Atomic tem montado um catálogo de contornos históricos, buscando sempre recuperar trabalhos importantes e artistas distantes das luzes da ribalta.
Flávio Calazans construiu sua carreira basicamente nos fanzines e entre seus trabalhos mais conhecidos está A guerra dos golfinhos, ficção científica publicada originalmente em forma de fanzine, mas que recebeu diversas republicações posteriores, inclusive na saudosa revista Aventura e Ficção, da Abril Jovem, nos anos 1990. Ao longo do tempo, a história evoluiu e esta é por certo a versão mais bem acabada da mesma, que já está em sua quinta edição pela Atomic, com uma bela capa em cores, 86 páginas e muitos extras interessantes.
Na sexta edição está o igualmente antológico Guerra de ideias, outra obra dos anos 1980 que teve diversas edições, e recebeu o mesmo acabamento cuidadoso da Atomic, com capa cartonada em cores, 76 páginas e extras que ajudam a contextualizar esta história que se insere no campo do quadrinho filosófico, estilo do qual o autor é um dos fundadores e principais praticantes.
A hora da horta foi uma novidade para mim. Trata-se de uma pequena aventura histórica originalmente publicada em capítulos em um jornal do litoral paulista. A edição é caprichada, com a maior parte das suas 46 páginas tomada por textos de apresentação e um "diário de bordo" em que o autor comenta a construção do trabalho, que é presentado na íntegra.
Todas as edições são muito bem produzidas, bonitas e robustas, ideais para constar no acervo de bibliotecas. Vale a pena conhecer. Mais informações no blogue da Atomic, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário