segunda-feira, 3 de setembro de 2018

35 anos no Hiperespaço

Em outubro próximo, o fanzine Hiperespaço completa 35 anos do lançamento de seu primeiro número, em 1983, que inspirou uma série de novas publicações de ficção científica lançadas nos anos seguintes, formando aquilo que hoje chamamos de Segunda Onda da ficção científica brasileira.
Na época de seu lançamento, os editores promoveram a distribuição gratuita do primeiro número, enviando-o pelo correio a uma enorme relação de nomes e endereços compilada ao longo de anos de relacionamento postal dos editores com fãs de fc, cinema e quadrinhos. Foram distribuídos mais de 200 exemplares dessa edição, a partir do que foi implementado um sistema de assinaturas que sustentou a publicação até o número 52 (publicado em 2003), quando o fanzine foi descontinuado, substituído por ações como a Coleção Fantástica, que publicou novelas inéditas de fc&f nacional em formato de livros de bolso, o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, com artigos, entrevistas, ensaios e levantamentos estatísticos sobre a fc&f no Brasil, e este blogue, com o conteúdo noticioso do zine.
Nunca tive intenção de digitalizar o Hiperespaço mas, em 2013, fiz edições fac-similadas dos dois primeiros números, que foram distribuídas entre os participantes de uma das edições do festival Fanzinada, justamente para assinalar os 30 anos da data. Como não possuo mais as matrizes, tive de escanear diretamente dos exemplares originais remanescentes, que são de baixíssima qualidade – infelizmente, esse era o tipo de impressão disponível na época.
Tanto trabalho merecia ser melhor aproveitado, então disponibilizarei aqui, nos próximos meses, versões digitalizadas dos quatro primeiros números do Hiperespaço, que formam o primeiro ano de publicação, com imagens tratadas da melhor forma possível, embora não tenha logrado obter a qualidade ideal.
E, para começar a festa, está disponível para leitura online download o primeiro número do Hiperespaço, que traz dez páginas de artigos sobre modelismo e cinema de fc. A capa tem um desenho de José Carlos Neves (artefinalizada por Cerito), obviamente inspirada no space jockey de Alien: O oitavo passageiro.
Parabéns pra nós! Aproveite o presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário