quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Megalon 49

Está novamente disponível, agora no formato digital, a edição 49 do saudoso fanzine de ficção científica e horror Megalon, publicado originalmente em junho de 1998 por Marcello Simão Branco.
E esta é uma edição de significado histórico particular. A começar pelos ótimos contos publicados, assinados por Roberto de Sousa Causo, Adriana Simon e José dos Santos Fernandes, especialmente este último, uma peça de rara qualidade que está entre os melhores textos já escritos na fc&f brasileira. E como se não bastasse, um interessante e produtivo debate, ainda hoje relevante, entre Lucio Manfredi e Ivan Carlos Regina, repercutindo uma discussão maior que envolveu boa parte do fandom na época, sobre as propostas e perspectivas do "Manifesto Supernova", também conhecido como Movimento Antropofágico da Ficção Científica Brasileira. Tão relevante que o assunto está na pauta de uma palestra que o escritor americano radicado no Brasil, Kristopher Kastensmidt, fará sobre o indianismo na fantasia brasileira, a ser proferida na Loncon 3, a 72ª World Science Fiction Convention.
Mas não é só. Também há artigos sobre a IV HorrorCon, H. P. Lovecraft, ficção alternativa, resenhas, notícias e divulgação de eventos e publicações da época. A capa traz uma ilustração de Cerito, inspirada no conto de Fernandes comentado acima.
Megalon 49 pode ser baixado gratuitamente aqui, assim como um arquivo bônus disponibilizado pelo editor, com documentos de época sobre o projeto Intempol, mundo compartilhado criado por Octávio Aragão que atraiu muitos seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário