quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Somnium 109

Está disponível para download gratuito, a segunda edição inédita em 2014 do fanzine eletrônico Somnium, editado por Ricardo Guilherme dos Santos e publicado pelo Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC.
São 85 páginas recheadas principalmente com contos do gênero, assinados por Tibor Moricz, B. B. Jenitez, Frodo Oliveira, Ricardo França, Alexandre Lobão, Ademir Pascale, Cláudio Villa e Lucio Manfredi.
A edição homenageia a multipremiada escritora americana Ursula K. Le Guin, com resenhas de alguns de seus textos mais conhecidos e alguns artigos sobre ela. Justamente por isso, incomoda o título do texto assinado por Claudia Fusco, "Mulheres sabem escrever" que, por si, soa como uma autocrítica ao machismo do fandom brasileiro, que o próprio CLFC busca representar desde a sua fundação, em 1985. Porque, afinal de contas, Le Guin é uma autora veterana, em atividade desde os anos 1960, e não é a única. Quanto tempo ainda vai demorar para que os fãs brasileiros de ficção científica aceitem com naturalidade o trabalho das escritoras sem caracterizá-lo como algo exótico dentro do segmento?
Completa a edição, um artigo anunciando a sexta edição do Prêmio Argos, organizado pelo CLFC, através do qual os membros do clube apontarão, na sua opinião, os melhores da literatura fantástica nacional no ano de 2013.
A imagem que ilustra a capa é de Frank Hong.
A edição está disponível nos formatos pdf, epub e mobi, que podem ser baixados aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário